Por que um Código de Conduta?

A Mil Geradores depende da confiança que seus clientes depositam no trabalho realizado por ela. Os conhecimentos acumulados, a capacidade de inovar, os relacionamentos com os vários públicos de interesse, as competências de seus colaboradores, a inteligência competitiva e a boa reputação são a sua marca registrada.

Por outro lado, não são apenas as capacidades técnicas da empresa que são avaliadas por nossos parceiros. Nossas decisões e ações também são observadas por todos os que mantêm contato conosco e pela sociedade de um modo geral. Saber disso implica ter a consciência de que nossos atos podem ser avaliados como certos ou errados, justos ou injustos, legítimos ou ilegítimos. Nesse contexto, as questões éticas ganham significativa relevância.

De fato, práticas oportunistas deterioram o ambiente interno e desgastam as relações. Elas podem pôr em xeque a reputação do negócio. O posicionamento da empresa a respeito de assuntos passíveis de apreciações morais permite que os colaboradores tenham clareza sobre o que fazer. Demonstram transparência, evitam mal-entendidos e diminuem boatos e comentários desfavoráveis.

Deste modo, definir quais são os objetivos da empresa e, sobretudo, mostrar como fazer para atingi-los são tarefas valiosas. Não são apenas os fins que interessam, mas também os meios para alcançá-los. Por isso, é indispensável refletir sobre o impacto que nossas decisões geram, ou seja, como irão afetar os nossos diversos públicos de interesse. Como influenciarão a nossa empresa no futuro?

A ética, como ciência da moral, contribui decisivamente para que possamos delimitar o campo das escolhas a serem feitas, porque torna compreensíveis os fatos sociais que têm implicações morais. Ela estuda como as coletividades separam os bons dos maus costumes, distinguem o bem e o mal, identificam virtudes e vícios. Por ser uma reflexão sistemática sobre a conduta das pessoas, oferece conhecimentos que permitem analisar, explicar e avaliar os riscos que nossas intervenções podem provocar.

Este Código de Conduta é um conjunto de normas que torna práticas as orientações morais. Não desenha o mapa de territórios desconhecidos, mas serve de bússola para indicar as rotas a serem seguidas, mostra como chegar aonde pretendemos.